Quem é você,Alasca?


Bom a resenha hoje vai para os fans de Jonh Green

Quem é você,Alasca
Editora: WMF Martins Fontes

Apesar de ser o primeiro romance de Jonh ele com certeza merecia ser muito mais valorizado pelos leitores do que ele realmente é.

O livro foi escrito na visão de Miles Halter, um garoto que não era nem um pouco popular na sua escola na Flórida e resolve fazer o seu ultimo ano numa escola chamada Culver Creek localizada no Alabama. No primeiro dia já conhece seu colega de quarto Chip Martin mais conhecido como o Coronel e que apelida Miles chamando-o de Gordo( o que é uma controvérsia). 
Gordo é um garoto nerd que coleciona ultimas palavras de pessoas mortas. É o que ele gosta, e talvez seja esse o motivo dele ser fracassado.É também no primeiro dia que Gordo conhece Alasca(que nome é esse,enh?) e que garota. Uma garota linda de olhos verdes, e nesse mesmo instante ele se apaixona por ela.
O fato é que Alasca tem namorado e é bem fiel a ele. Mais isso não impede de gostar dessa garota tão inconstante "Não sabia se podia confiar nela e já estava cansado de sua imprevisibilidade-Fria num dia,meiga no outro;irresistivelmente sedutora num momento e insuportavelmente sedutora no outro"(palavras do Gordo).

Odiei a Alasca. Não que eu a odiei de verdade.Não ela em si(por favor leitores entendam).O fato é que quando lia o livro,me identifiquei com ela.(por que as vezes sou inconstante também) O que me fez odiá-la foi perceber o quanto isso machuca as pessoas a nossa volta. O quanto possamos brincar com alguém sem ao menos perceber ou mesmo querer. Mais o que me faz odiá-la é é ela brincar com os sentimentos do Gordo. Ela sabia que ele gostava dela, e mesmo assim as vezes ela o seduzia,fazendo o ficar confuso.Se ela sabia que ele a amava,e que não iria largar o namorado para ficar com ele,ela devia ter ignorado,cortando as pequenas esperanças dele,mas não ela fez o contrario,fazendo-o ficar cada vez mais apaixonado.Odiei também o fato de conhecer muitas meninas que fazem isso com garotos como o Gordo. Ele merecia ser valorizado só pelo fato de gostar de ler,mas não,ele era considerado um zero a esquerda na sua antiga escola por causa disso.

O fato é que algo acontece com  Alasca,que destrói todas as possibilidades do Gordo de conquista-la e faze-la terminar o namoro para ficar com ele(o que acho super errado) Mas é algo inevitável e um grande talvez que ninguém esperava.

É claro que o livro não roda só em torno desse amor que o Gordo sente pela Alasca, ele mostra como é a vida de adolescentes no seu ultimo ano escolar. Como queremos ser alguém popular e a importância de ser ter amigos e uma família. Mostra que beber faz parte,assim como beijos e muita bagunça(o que em partes eu não concordo). Indico o livro,por que Jonh mais uma vez brilhou. Ele realmente tem o dom de fazer com que nós leitores ficamos totalmente apaixonados por seus livros,ao ponto de amar o Gordo e odiar Alasca(por exemplo).

Trecho especial do livro :Não era o bastante ser seu ultimo beijo.Eu queria ser seu ultimo amor.Mas sabia que não era.Sabia e a odiava por isso.Eu a odiava por não se importar comigo.Eu a odiava por ter me deixado naquela noite. E odiava a mim mesmo por tê-la deixado ir embora,por que, se eu tivesse sido suficiente,ela não teria querido ir embora. Simplesmente teria se deitado comigo,conversado e chorado. E eu a teria ouvido e teria beijado ás lagrimas que caíam dos seus olhos.

Frases:
"Pensava que se as pessoas fossem chuva,eu era garoa e ela um furacão"
"Meu coração pulsava como uma batida de musica eletrônica"

Beijos
Lonh

0 comentários:

Postar um comentário

Translate

Autoria de Palavras Copyright © 2013 - Todos os Direitos Reservados