O teorema Katherine

O teorema Katherine é um livro de John Green, mesmo autor de "A culpa é das estrelas" entre outros livros. O livro foi publicado no Brasil pela editora Intrínseca .

Sinopse
Após seu mais recente e traumático pé na bunda - o décimo nono de sua ainda jovem vida, todos perpetrados por namoradas de nome Katherine - Colin Singleton resolve cair na estrada. Dirigindo o Rabecão de Satã, com seu caderninho de anotações no bolso e o melhor amigo no carona, o ex-criança prodígio, viciado em anagramas e PhD em levar o fora, descobre sua verdadeira missão: elaborar e comprovar o Teorema Fundamental da Previsibilidade das Katherines, que tornará possível antever, através da linguagem universal da matemática, o desfecho de qualquer relacionamento antes mesmo que as duas pessoas se conheçam.





Quando comecei a ler este livro, não esperava muito dele, para ser sincera. Mas me surpreendi bastante lendo esse livro e, mais uma vez, John Green acendeu o fogo do meu coração.

[...] Mas não havia como negar o sorriso dela. Aquele sorriso seria capaz de pôr fim a guerras e curar o câncer.

Colin Singleton é um menino prodígio, bastante nerd, que ama fazer anagramas e sonha em ser um gênio e, um dia, ser alguém importate.
O livro começa quando Colin está deprimido porque sua décima nona namorada chamada K-A-T-H-E-R-I-N-E terminou com ele. Colin e seu amigo, Hassan, decidem cair na estrada com o Rabecão de Satã (a camionete de Colin) e aproveitar o verão. Eles acabam em uma cidade chamada Gutshot, no Tennessee.
Colin quer elaborar e comprovar o Teorema Fundamental da Previsibilidade das Katherines, que tornará possível antever, através da linguagem universal da matemática, o desfecho de qualquer relacionamento antes mesmo que as duas pessoas se conheçam, e com esse teorema, ele quer se tornar importante, quer se reconhecido pelos outros como alguém que criou alguma coisa.
E é em Gutshot, uma cidade de pessoas bem caipiras, que eles irão conhecer Lindsay, que será fundamental para chegar a uma equação final do teorema e encontrar a moral da história.

Hassan disse:
- Acho que acabei de perder trinta quilos de suor.

O livro é cheio de aventuras (incluindo uma caça ao Javali que eles denominaram "porco de satã") e é extremamente engraçado. Diria que só pelo Hassan (melhor amigo de Colin) já vale ler o livro.



É bem leve e gostoso de ler, a leitura flui muito bem. Aprendi muita coisa que não sabia, e para os odiadores da matemática como eu, se preparem: há um teorema, fórmula, e até um apêndice no final do livro explicando como a fórmula funciona. O livro também tem muitas notas de rodapé. Em alguns instantes do livro há alguns flashbacks, como se Colin começasse a viajar nas memórias e nós viajamos junto.

É possível amar muito alguém, Colin pensou, mas o tamanho do seu amor por uma pessoa nunca vai ser páreo para o tamanho da saudade que você vai sentir dela.

E como vocês podem ver, esta resenha está cheia de quotes porque eu estou apaixonada pelo livro e digo que vale muito a pena ler. A escrita de John é tão alegre e tão suave (não se apaixone pelo John Green, não se apaixone...) e acho que depois de eu quase entrar em depressão por "A culpa é das estrelas", eu realmente precisava rir bastante, e esse livro me fez rir bastante.
Encerro a resenha deixando mais dois quotes que gostei bastante e reforço: leiam o livro.

"Alguma vez você já se perguntou se as pessoas gostariam mais ou menos de você se pudessem vê-la por dentro? Sempre me pergunto isso. Se pudessem me ver do jeito que eu me vejo, se pudessem viver nos meus pensamentos, será que alguém, qualquer pessoa, me amaria?"

"Eu serei esquecido, mas as histórias ficarão. Então, nós todos somos importantes — talvez menos do que muito, mas sempre mais do que nada."

2 comentários:

  1. Oi,

    Tem um selinho pra você lá no blog!

    http://www.garotasliterais.com/2013/07/selinho-versatile-blogger-award.html

    ResponderExcluir
  2. Passei aqui especialmente para informar que seu blog está entre os "Blogs do Mês" de Julho do DSA!
    Para saber mais sobre o quadro, acesse a postagem de hoje (02/08/2013) do DSA.
    Agradeço por todo o carinho, espero lhe encontrar no próximo mês também!

    Beijinhos Alados ♥

    ResponderExcluir

Translate

Autoria de Palavras Copyright © 2013 - Todos os Direitos Reservados