O Lado Bom da Vida

Escrito por Matthew Quick, "O Lado Bom da Vida" foi publicado no Brasil pela editora Intrínseca.

Sinopse
Pat Peoples, um ex-professor de história na casa dos 30 anos, acaba de sair de uma instituição psiquiátrica. Convencido de que passou apenas alguns meses naquele “lugar ruim”, Pat não se lembra do que o fez ir para lá. O que sabe é que Nikki, sua esposa, quis que ficassem um “tempo separados”. 
Tentando recompor o quebra-cabeças de sua memória, agora repleta de lapsos, ele ainda precisa enfrentar uma realidade que não parece muito promissora. Com seu pai se recusando a falar com ele, sua esposa negando-se a aceitar revê-lo e seus amigos evitando comentar o que aconteceu antes de sua internação, Pat, agora um viciado em exercícios físicos, está determinado a reorganizar as coisas e reconquistar sua mulher, porque acredita em finais felizes e no lado bom da vida. 
À medida que seu passado aos poucos ressurge em sua memória, Pat começa a entender que “é melhor ser gentil que ter razão” e faz dessa convicção sua meta. Tendo a seu lado o excêntrico (mas competente) psiquiatra Dr. Patel e Tiffany, a irmã viúva de seu melhor amigo, Pat descobrirá que nem todos os finais são felizes, mas que sempre vale a pena tentar mais uma vez.
Um livro comovente sobre um homem que acredita na felicidade, no amor e na esperança.




Bem, digamos que eu não posso falar muito sobre esse livro como eu costumo falar sobre os outros, talvez porque essa é uma história focada em apenas uma coisa, ou duas. Depende do ponto de vista.

"Vou pegar toda a negatividade e usar como combustível para encontrar o lado bom."

O livro é narrado por Pat Peoples no presente, de escrita bem simples e fácil entendimento. Pat acaba de sair de uma instituição psiquiátrica, que ele chama de "lugar ruim". Ele não se lembra de quanto tempo passou lá, não se lembra do que o levou para o lugar ruim. Ele se tornou um viciado em exercícios físicos, não tem emprego, foi deixado pela esposa após cometer um crime quando chegou em casa e pegou a mulher o traindo, e é, inicialmente, ignorado pelo pai. Mas tem ao seu lado uma mãe capaz de tudo por ele, seu irmão e seus amigos. Pat sai todos os dias para caminhar e conhece Tiffany, que também aparenta ter alguns problemas e também frequenta um terapeuta. Sua família é fã do Eagles! (time de futebol americano).
Pat não pode se aproximar de sua ex-mulher, Nikki, por causa de uma ordem de restrição. Mas Pat não para nem um segundo sequer de pensar e falar sobre Nikki. Tifanny se oferece para ajudar Pat a se comunicar com Nikki se ele concordar em dançar com ela em um Festival de Dança contra Depressão (alguma coisa parecida com isso, não me lembro exatamente o nome do festival). Acho que qualquer palavra que eu disser a partir daqui será spoiler, então leiam o livro para saber como essa história engraçada termina.

[...] - E você não reclamou com a direção? - perguntei.
- A respeito de quê?
- De sua filha ser obrigada a ler histórias tão deprimentes.
- Não. Claro que não. Por quê eu faria isso?
- Porque esse romance ensina os jovens a serem pessimistas. Nenhuma esperança no fim, nenhum final feliz. Os adolescentes devem aprender que...
- A vida é dura, Pat, e os jovens têm de saber o quão difícil ela pode ser.
- Por quê?
- Para que sejam solidários. Para que compreendam que algumas pessoas têm mais dificuldades do que eles e que uma passagem por este mundo pode ser uma experiência totalmente diferente, dependendo de quais substâncias químicas estão ativas na mente de um indivíduo.
Página 114

Confesso que em um certo momento do livro, eu entrei no YouTube para procurar o hino do time de futebol americano Eagles. "Ahhhhhhhhhhh.  E!-A!-G!-L!-E!-S!   EAGLES!" Essa frase se repete mais de 20 vezes com certeza. Sem contar que depois desse livro não quero ver o nome "Nikki" nunca mais na minha vida. Vocês que ainda não leram, não tem noção do quanto esse nome se repete no livro.

Ao longo do livro fui me encantando e me identificando muito com Pat, não pela sua inocência ou pelo seu peitoral definido ou músculos, mas sim porque ele pensa exatamente como eu: acredita no amor, na fidelidade, acredita que sempre haverá esperança e um final feliz. Tenta pensar positivo sempre e que sempre haverá um lado bom da vida.

7 comentários:

  1. Olá, como vai?
    Gostei da sua resenha. Me parece que gostou muito.
    Esse é um livro que está na minha lista dos desejos..
    Sempre vejo resenhas positivas dele, e isso aumenta minha curiosidade..

    Seguindo, gostei do blog.
    Se quiser visitar meu blog, e gostar..egue também.

    beijos
    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá :)
      Gostei muito do livro sim e recomendo a leitura!
      Obrigada, seguindo também. Beijos ;)

      Excluir
  2. Olá, tudo bem?
    Nossa, estou louca por este livro! Gente :o

    Preciso ler logo, acredita que não vi o filme, porque ainda não li?
    hahaha

    Beijos,
    http://bookandteas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Carol (: joinha e você?
      Gostei muito desse livro, leia com certeza!
      Mas o filme não tem muito a ver com o livro não viu, assisti o filme primeiro e depois fui ler o livro e eu fiquei meio confusa porque o filme aumenta algumas partes que faltaram no livro (admito isso).
      Obrigada pelo comentário, beijos ;)

      Excluir
  3. Só assisti o filme e gostei muito, muito mesmo. Sei que adaptações nem sempre são totalmente fieis aos livros, mas pelo que vi, amei a história, adorei a escolha do elenco. Só que geralmente qd vejo o filme, perco o interesse em ler o livro, então não li rs. Não sei se um dia vou ler, mas acredito que seja uma ótima leitura :)

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá :D
    Dei uma passadinha para avisar que te marquei em um selo no meu blog!
    http://vidadeadolescentedamy.blogspot.com.br/2013/07/1-selo-versatile-blogger-award.html
    Beijos ;*

    ResponderExcluir
  5. Quero muito ler este livro, ><
    Ah, amor, estou aqui para te avisar que marquei seu blog em um selinho no meu blog: http://confusamelodia.blogspot.com.br/2013/07/selo-versatile-blogger-award.html

    ResponderExcluir

Translate

Autoria de Palavras Copyright © 2013 - Todos os Direitos Reservados